Hidroquinona, clareador de manchas.



falando com algumas de minhas leitoras revolvi fazer um post sobre a hidroquinona para tirar as duvidas delas...
 
Resolvi comprar Hidroquinona para ver seus "poderes" que é vendido nas farmácias sem receita médica. Essa Fórmula contém 4% de Hidroquinona e Excipiente q.s.p 1 g
As vezes após lavar a pele com sabonete no dia seguinte,sinto minha pele seca, então faço uma máscara com Bepantol, hipoglós e nivea e sinto a pele super macia e hidratada. Depois de remover a máscara, passo protetor solar fator 30(oil free/livre de oleo). Uma maravilha, não deixa a pele com aspecto oleoso.
Se sua pele ficou avermelhada ou queimada com Hidroquinona, use por dias alternados (e faça compressas com chá de camomila gelado no rosto,é uma maravilha, fiz isso por indicação de uma dermatologista) e se mesmo assim continuar a sensibilidade da pele, o indicado e procurar o Dermatologista pois sua pele pode ter tolerância ao produto.
 
*Leia atentamente o "Cuidados de administração" do produto,isso ajuda e muito a não causar  efeitos indesejados na pele.

 Como age a Hidroquinona:

A hidroquinona age diretamente nos melanócitos dificultando a reação química de formação da melanina (responsável pela pigmentação da pele) ao mesmo tempo em que degrada as bolsas que guardam a melanina dentro das células, tendo, portanto, ação dupla.

Mesmo sendo o ingrediente mais eficiente, a ação da hidroquinona é lenta e os resultados costumam começar a aparecer após 2 meses de uso diário do produto. Essa eficiência pode ser melhorada com outras estratégias como peelings químicos seriados e uso de laser. 

Durante o tratamento (e sempre!) é muito importante manter uma proteção intensa contra os raios de Sol, já que a hidroquinona deixa a pele mais fotorreativa fazendo com que a exposição solar com hidroquinona tenda a agravar o problema ao invés de melhorá-lo.

Entre os produtos prontos existem 4 produtos comercializados com a hidroquinona (todos contra-indicados para menores de 12 anos e gestantes) como ingrediente clareador. O mais conhecido é o clariderme  que é vendido como cosmético por ter uma concentração mais baixa do ingrediente (e por isso é vendido sem receita médica) de 2%. 

Se você sofre com o problema de manchas de pele o mais importante é a prevenção com o uso constante de protetores solares (não importa se sua pele seja morena ou negra). É interessante também evitar produtos a base de soja que podem conter fitoestrógenos, que como os hormônios podem agravar o problema. Para tratar o problema é essencial consultar um médico dermatologista já que o tratamento é longo e difícil sendo fundamental uma avaliação precisa da sua pele antes de aplicar produtos que podem não resolver e até piorar o problema.É sempre melhor consultar um especialista que irá dizer o que é melhor para você.



Hidroquinona 40mg/g  30g creme peso Liq:

Laboratório : Legrand









  



Cuidados de Administração

Lave o rosto, usando um higienizador suave. Não use esponja ou toalha para aplicar o higienizador,somente os dedos. Enxágüe e enxugue a pele.
• Aplique hidroquinona  creme dermatológico à noite, no mínimo 30 minutos antes de deitar.
 Coloque uma pequena quantidade (aproximadamente o tamanho de uma ervilha) do creme dermatológico na ponta dos dedos. Aplique uma camada fina para cobrir as manchas e mais 1/2 centímetro da pele normal ao redor da mancha. Após usar o medicamento por algum tempo, você poderá notar que vai precisar aplicar uma quantidade um pouco menor de medicação.
• Espalhe o creme dermatológico suavemente e de maneira uniforme. O creme deve "desaparecer" na pele quase imediatamente. Se isso não acontecer, significa que você aplicou produto em excesso.
• Não aplique nos cantos do nariz, boca, olhos ou na pele machucada. Espalhe o produto sempre evitando estas áreas.
 Não use o produto em excesso e não aplique com freqüência maior que o recomendado pelo médico.Ele poderá irritar a pele, e não dará resultados melhores ou mais rápidos.
• Não cubra a área após a aplicação de hidroquinona creme dermatológico.
 Se a pele tornar-se muito irritada, pare de usar o produto e consulte o médico.
• Para ajudar a evitar o ressecamento, você pode utilizar um hidratante pela manhã, após lavar o rosto.
 Cosméticos e hidratantes podem ser usados durante o dia.
Use um filtro solar de fator de proteção 30 (no mínimo) e roupas protetoras, incluindo chapéu. Uma pequena exposição ao sol já é suficiente para piorar o melasma, mesmo se você não ficar queimado

** Procure um médico dermatologista para te aconselhar que tipo de produto usar. Esta é a minha experiência pessoal com Hidroquinona. Se você usa ou já usou, faça um comentário contando sobre sua experiência com o produto.

fonte: Seja Feliz


9 comentários:

  1. obrigado pelo post, bastante esclarecedor!

    ResponderExcluir
  2. tenho buraquinhos no rosto!!!
    e nos buraquinhos tem manchinhas
    hidroquinona clareia essas manchinhas?
    por favor me responde pois sou pobre e nao posso pagar um dermatologista! :-C
    brigada!

    ResponderExcluir
  3. tem créditos para você no blog sim Cris, pode olhar. eu jamair iria colocar como credito meu, desculpe.

    ResponderExcluir
  4. Hidroquinona é cancerígeno e proibido na Europa.
    Cuidado com o que publica na net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui nao é proibido e é prescrito por medicos, entao publico por achar que no Brasil n tem problema. ;*

      Excluir
    2. Hidroquinona é supostamente cancerígeno, não há nada comprovado ainda! Então não afirme o que você não sabe!

      Excluir
  5. que usa a hidroquimona pode usar a injesao contra a gravidez

    ResponderExcluir
  6. uma pergunta depois que eu passo a hidroquinona ja tenho que passar o protetor solar?

    ResponderExcluir
  7. Usei só uma vez e a minha pele ficou avermelhada, sensível e com alguns caroços...

    Suspender o uso deixará a pele de volta ao normal?

    ResponderExcluir

 

Naty - Caprichos de Mulher - Design por Juliana Fonseca